sábado, 29 de julho de 2017

Resenha: Um Dia







Nome: Um Dia
Autor: David Nicholls
Gênero: Romance
Editora: Intrínseca 
Número de páginas: 416
Classificação pessoal: ⭐⭐⭐⭐




Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.

Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Um dia é um fenômeno editorial no Reino Unido, sucesso absoluto de crítica e público, e teve o roteiro adaptado para o cinema pelo próprio autor, David Nicholls. O filme, dirigido pela cineasta dinamarquesa Lone Scherfig, que também dirigiu Educação, traz a atriz Anne Hathaway no papel de Emma Morley.

Ah romance, e que livro! Desde do começo me colocaram muita expectativa, e eu não sabia o que esperar mas fiquei muito ansiosa para ler. No inicio, achei a leitura bem cansativa, meio confusa, devido o fato de se trata somente de um dia na história. Tipo começou em 15 de Julho de 1988, esse era o primeiro capitulo. O segundo seria no mesmo dia, mesmo mês, só que no ano seguinte então, 15 de Julho de 1989 e assim por diante. Ao todo foram 19 anos de história. 
Dexter era um mulherengo nato, e gostava muito de beber (muito mesmo), confiante, e lindo além de ser um imã para problemas. Ele era um cara legal.. Emma era uma sonhadora que não sabia o que seria na vida, começou como garçonete, depois virou gerente, professora e escritora. Bem, na verdade ela sabia sim o que queria, ser escritora, mas não lutava muito pelo seu sonho, ela foi se deixando levar pela vida.
Dexter e Emma se conheceram na faculdade e desde de então se tornaram verdadeiros amigos, apesar de serem totalmente diferentes um do outro. No decorrer do tempo, os dois foram afastados pelas suas decisões sobre o futuro. Dexter virou apresentador de televisão muito famoso, e Emma não passava de um simples garçonete em um restaurante mexicano. Ambos começaram a conhecer outras pessoas, Emma conheceu Ian e Dexter várias outras mulheres como Suki Meadows (apresentava junto com ele o programa curtindo todas) e Sylvie. Ian era um humorista ou melhor, tentava ser. Sylvie foi a paixão de Dex.
Bem, no decorrer da leitura as coisas foram se tornando mais claras. O Dex era um perfeito idiota, e a Emma super sonhadora mas também não era um anjo. Esses dois sempre confusos sobre o que sentiam um pelo outro. A história cheia de vai e vens( MDS) já tava perdendo a paciência com esses dois e com o Ian então. E tipo quando você acha que tudo iria se resolver, volta pro mesmo buraco.
Mas tinha os momentos engraçados, como o Dexter cuidado da sua filhinha e passando vergonha como apresentador de televisão... Filha? Sim, Dexter deve uma filha com Sylvie chamada Jasmine. Ele amava Sylvie ou pelo menos achava isso, mas ele acabou sendo traído por ela com um dos seus amigos. Abrindo o caminho para Emma, e então finalmente os dois amigos ficaram juntos. Por pouco tempo.
O final, deixou um vazio com a morte repentina da Emma, quando tudo estava bem entre os dois ela tem que morrer? sério? Eu não soube lidar com isso, imagine o Dexter, virou um insano só sabia beber e arrumar confusão.
Todo livro tem uma moral: Acho que a de Um Dia seria: Jamais tente enganar seu coração, lute pelo o que você acredita e sente. O tempo passa muito rápido e ninguém sabe o amanhã. Um dia pode mudar toda um vida.
No geral, o livro foi bem legal, mas o começo foi bem cansativo. Então, por isso, a minha classificação de 4 estrelas. Eu recomendo sim, o livro. E ah! se você tiver sem tempo para ler assiste o filme, também é ótimo. Deixe comentários aqui embaixo sobre o livro/filmes, vou adorar saber suas opinião sobre esse romance. Beijos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me @amanhecer.s